Zica: doméstica, cabeleireira, empresária bem sucedida

Seu nome é Heloísa Helena de Assis, mas é conhecida como Zica. Nasceu mulher, negra, e favelada. Iniciou sua vida profissional como doméstica, babá e vendedora. Seus cabelos crespos e armados lhe rendiam apelidos como cabelo de arame ou de bombril. Na escola resolveu sentar-se na última fileira para que seus cabelos não atrapalhassem a visão dos colegas de classe (Vê se pode!). Hoje no entanto recebe as honras devidas aos membros da elite empresarial mundial, e pode dizer: Vim, vi e venci!
Um resumo de sua trajetória: Um belo dia, decidida a conhecer seus cabelos para tentar mudar sua aparência, resolveu estudar para ser cabeleireira. Se apaixonou pela profissão, mas não encontrou produto que resolvesse seu problema
. Persistente, testou por 10 anos os produtos disponíveis no mercado e suas combinações nas cabeças da família (atenção crianças: não tentem isto, é perigoso...). Até que percebeu ter encontrado uma nova fórmula, que trazia o efeito desejado por ela: cachos com balanço e brilho. Procurou uma química, patenteou a fórmula do produto, guardou a sete chaves. Em 1993 estava criado o Super Relaxante, carro-chefe do primeiro Instituto Beleza Natural que ficava nos fundos do quintal de uma antiga casa na Tijuca, Zona Norte do Rio. Ela contava então com a ajuda do marido, do irmão e de Leila Velez, sua cunhada, então atendentes o McDonald's.

Hoje o Instituto Beleza Natural é uma rede com vários salões de beleza, localizado nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A aplicação do Super Relaxante segue o processo de uma linha de montagem. A cliente passa por quatro etapas, começando por uma entrevista, seguida por uma divisão do cabelo em 14 partes, aplicação do creme, hidratação e penteado. Especializada em cabelos crespos (atenção profissionais de beleza: no Brasil os cabelos crespos não são privilégio dos afro-descendentes), atende a cerca de 30 mil clientes todos os meses. Apesar de seus clientes serem na maior parte mulheres de baixa renda (alôôô: que correspondem a 70% do público feminino no Brasil), em 2005, o Beleza Natural faturou R$ 19 milhões.
O Instituto possue ainda uma fábrica, a Cor Brasil, que desenvolve e produz todos os produtos de uso profissional e de tratamento que usa. A aplicação do tratamento Super Relaxante - cuja fórmula é rica em proteínas à base de açaí, cacau e óleo de jojoba - inclui um kit de manutenção para ser feita em casa.A demanda crescene tem impulsionado o crescimento da rede (há filas de 6 horas de espera para o atendimento). A empresa tem como meta abrir 40 unidades em sete cidades brasileiras até 2012. Zica e seus sócios questionam o modelo a ser seguido nos próximos anos: crescer organicamente ou pelo sistema de franquias?
Assista a própria Zica contando sua história no programa Mundo SA da GloboNews (2 partes):





Para quem pretende montar um salão de beleza, ou para profissionais da área, Zica e sua empresa é um modelo a ser estudado e seguido. Em outras postagens sobre o Beleza Natural vamos poder nos aprofundar em diversos temas de nosso blog: empreendedorismo, inclusão social, marketing, estratégias de crescimento, processos de decisão, inclusão digital, sistema de franquias, atendimento ao cliente, valor agregado. Entender estes temas da área de administração e marketing são importantes tanto para aqueles que se organizam como empresas, como para os que se organizam como profissionais autônomos ou com carteira de trabalho.




seja o primeiro a comentar!

Obrigado pelo teu comentário. Vou ler, e publicar em até 48h. A não ser que nele haja termos obscenos, ilegais, ou palavras ofensivas à pessoas e/ou instituições.